O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O modelo de documento eletrônico adequado ao tipo de trabalho foi obtido na seção correspondente e preenchido conforme as Diretrizes para autores?
  • Para cada autor, estão à mão: nome completo, endereço de e-mail, nome da instituição, currículo Lattes e ORCID iD?
  • O resumo tem 250 palavras ou menos, e está estruturado em Introdução, Métodos, Resultados e Conclusão?
  • Todas as palavras-chave constam nos DeCS?
  • Os autores têm consigo a aprovação do comitê de ética em pesquisa e/ou os termos de consentimento livre e esclarecido assinados, conforme descrito em Ética em pesquisa e casos clínicos?

Diretrizes para Autores

O prazo para submissão de trabalhos é a meia-noite do dia 28 de janeiro de 2019. Para outras informações sobre o II Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade, visitar a página do evento.

É importante ler estas diretrizes do começo ao fim, para evitar erros e rejeição da submissão. A submissão de trabalhos ao Congresso implica no preenchimento de um formulário de submissão e no preenchimento de um modelo de documento eletrônico. O modelo si é fornecido nas instruções específicas para cada tipo de trabalho. Todos os trabalhos serão apresentados oralmente.

Exceto onde o contrário for indicado, os trabalhos submetidos deverão seguir as Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), atualizadas em dezembro de 2017, bem como os International standards for authors, promovidos pelo Committee on Publication Ethics (COPE).

Preenchimento do modelo de documento eletrônico

Os trabalhos devem ser submetidos na forma de resumo estruturado, com até 250 palavras. As palavras-chave, em número de uma a seis, deverão constar nos DeCS. Os nomes dos autores devem ser informados por extenso, sem abreviaturas, e filiações devem ser preenchidas seguindo o formato "Universidade Federal de Itapemirim (UTI). Itapemirim, ES, Brasil." O autor correspondente é aquele que apresenta o trabalho; não necessariamente quem submeteu o trabalho ao Congresso. A contribuição dos colaboradores deve ser descrita conforme orientado nos modelos, incluindo tanto os autores quanto quaisquer pessoas que atentam a um ou mais mas não a todos os critérios de autoria. Os agradecimentos são opcionais. Quaisquer conflitos de interesse devem ser declarados pelos autores, bem como as fontes de financiamento (que incluem bolsas de iniciação científica e pós-graduação).

Preenchimento do formulário de submissão

Durante a submissão, a primeira etapa se chama Início. O autor deverá concordar com os termos da declaração de direitos autorais (ver a seção Declaração de Direito Autoral, nesta página), selecionar a seção apropriada, atestar o atendimento às condições de submissão (listadas acima) e informar ao editor quaisquer informações relevantes (p. ex., se o trabalho já foi apresentado de outra forma).

Clicando no botão Salvar e continuar, o autor será conduzido à aba Transferência do manuscrito. Nessa etapa o autor deverá enviar um documento eletrônico, em formato ODT ou DOCX, feito a partir do modelo apropriado (em Instruções específicas para cada tipo de trabalho), selecionando o tipo texto do artigo. Esse texto não será utilizado para a avaliação por pares, então não há problema em deixar o nome dos autores. Não é necessário editar os metadados dos arquivos anexados.

A aba Dados da submissão exige preparação prévia. No título, apenas nomes próprios e começo da frase recebem iniciais maiúsculas. O resumo pode ser copiado e colado do arquivo que foi anexado na aba anterior. Na lista de coautores, devem ser listados todos os autores, tomando o cuidado de informar nome completo, endereço de e-mail, país, currículo Lattes (no campo "URL"), ORCID iD e instituição/filiação (como no documento eletrônico). No caso do autor que apresentará o trabalho no Congresso, a caixa "Contato principal para correspondência editorial" deverá ser marcada. Por padrão, essa caixa vem marcada para o autor que submete o trabalho aos Anais, de forma que é necessário trocar se outro autor for apresentar. Os autores podem ser reordenados, se necessário. Depois de terminar o preenchimento dos dados dos autores, as palavras-chave deverão ser informadas. Após cada palavra chave, digitar Enter ou Tab. Vale lembrar que as palavras-chave são em numero de uma a seis, e todas elas devem constar nos DeCS.

Após clicar em Salvar e continuar, o autor terá a oportunidade de Confirmar se há algum erro em sua submissão, e então ela será finalizada. Mais tarde, os dados da submissão estarão disponíveis no canto superior direito da página da submissão, sob o título Ver metadados.

Apresentação dos trabalhos no Congresso

Os trabalhos aprovados para apresentação no Congressão serão apresentados oralmente; não haverá pôster. As apresentações serão agendadas após todas as as submissões terem sido avaliadas. O tempo para apresentação e o modelo de slides serão apresentados neste espaço em tempo oportuno.

Instruções específicas para cada tipo de trabalho

  • Pesquisa quantitativa. O resumo deverá ser estruturado em introdução (inclusive objetivo), métodos, resultados e conclusão. No caso de estudos epidemiológicos, o título e o resumo deverão seguir as orientações do STROBE. No caso de estudos experientais, título e resumo deversão seguir as instruções do CONSORT, inclusive informando o número de registro (ver adiante). Modelo ODT e modelo DOCX.

  • Pesquisa qualitativa. Conforme especificado pela declaração SRQR, o título deverá descrever de forma concisa a natureza e o tópico do estudo, identificando o estudo como qualitativo ou identificando o método da abordagem ou da coleta de dados. O resumo deverá ser estruturado em introdução (inclusive objetivo), métodos, resultados e conclusão. Modelo ODT e modelo DOCX.

  • Revisão sistemática. Esta seção inclui apenas revisões sistemáticas, com ou sem meta-análise; revisões clínicas deverão ser propostas à organização do evento como "temas de atualização clínica" (TAC), e revisões narrativas, como palestra ou mesa redonda. Seguindo as orientações da declaração PRISMA, o título deverá trazer a expressão "revisão sistemática" e/ou "meta-análise", e o resumo deverá ser estruturado em introdução (inclusive objetivos), métodos (fontes de dados, critérios de elibigilidade, avaliação dos estudos e síntese dos resultados), resultados, conclusão. O número de registro PROSPERO no resumo é opcional (mais informações em Pré-registro dos estudos). Modelo ODT e modelo DOCX.

  • Relato de experiência. Esta seção inclui descrições de intervenções (mudanças intencionais) na prática clínica, no ensino, no gerenciamento de serviços de saúde ou na gestão do sistema de saúde. Diagnósticos situacionais ou intervenções experimentais devem ser submetidos como pesquisa. Conforme recomendado pela declaração SQUIRE, o título deverá informar a natureza da iniciativa estudada, e o resumo deverá ser estruturado em  introdução (contexto, problema identificado, objetivo), métodos (intervenção, avaliação), resultados e conclusão. Modelo ODT e modelo DOCX.

  • Caso clínico. Conforme a diretriz CARE, o título deverá informar tratar-se de um relatdo de caso clínico, e o resumo deverá ser estruturados em introdução (o que esse caso acrescenta?), apresentação do caso (principais sintomas ou aspectos da experiência da doença; principais achados clínicos; principais diagnósticos e intervenções; principais desfechos) e conclusão (mensagem principal). Séries de caso devem ser relatados como pesquisa (quantitativa ou qualitativa). Modelo ODT e modelo DOCX.

Critérios de autoria

Para ser reconhecida como uma das autoras do trabalho, a pessoa deve atender a todos estes critérios:

  1. Contribuições substanciais para a concepção ou delineamento do estudo, e/ou a aquisição, análise ou interpretação dos dados do trabalho;
  2. Elaboração de versões preliminares do trabalho ou revisão crítica de importante conteúdo intelectual;
  3. Aprovação final da versão a ser publicada;
  4. Concordância em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, no sentido de garantir que as questões relacionadas à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra sejam devidamente investigadas e resolvidas.

Recomendamos que pessoas atendendo ao critério nº 1 sejam convidadas a participar das demais etapas e assim serem reconhecidas como autoras. Conforme informado em Preenchimento do modelo de documento eletrônico, todas as pessoas que atendam a pelo menos um desses critérios deverão ter sua contribuição reconhecida no parágrafo adequado.

Nos casos clínicos, deve-se especificar ainda quais autores ou colaboradores participaram da identificação ou manejo do caso. Identificar ou manejar um caso clínico é o suficiente para qualificar alguém como colaborador, mas não como autor. Para alguém ser considerado autor do caso clínico, é necessário atender aos quatro critérios listados acima.

Conflitos de interesse

Considera-se "conflito de interesse" a possibilidade de que o julgamento profissional relativo a um assunto importante, como o bem-estar dos pacientes ou a validade de investigação, seja influenciado por um interesse secundário, como ganhos financeiros. Não existem conflitos de interesse "potenciais", apenas conflitos de interesse. Além de relações financeiras, constituem conflitos de interesses: relações pessoais, rivalidades, competição acadêmica e crenças intelectuais. As percepções de conflito de interesses são tão importantes quanto os reais conflitos de interesses.

Durante a submissão do trabalho, os conflitos de interesse de cada autor deverão ser listados no arquivo de texo. Caso não haja conflito de interesse, basta dizer "Declaram não haver" ou "Declara não haver".

Integridade científica

Os autores deverão notificar os Anais caso detectem algum erro no material anteriormente submetido, para que uma nova versão seja publicada com as correções. Além disso, os autores devem estar prontos para esclarecer qualquer suspeita de erro ou má conduta, inclusive elaborando a nota de retração se esta for necessária.

Publicação duplicada

Ao contrário do que o ICMJE preconiza, os Anais aceitam publicação duplicada, já que publicam apenas o resumo dos trabalhos. Nesse caso, cabe aos autores certificar-se da anuência do periódico original. Trabalhos diferentes a partir dos mesmos dados não são considerados publicação duplicada.

Durante a submissão do trabalho, em caso de publicação duplicada o autor deverá informar o fato utilizando o campo "Comentários para o editor" na aba Início.

Pagamentos

A publicação nos Anais (e a apresentação no Congresso) é condicionada ao pagamento da taxa de inscrição no Congresso pelo autor correspondente, o mesmo que apresentará o trabalho. Os Anais não cobram qualquer outro pagamento.

Pré-registro dos estudos

Ensaios clínicos devem ter sido incluídos em um registro público de ensaios clínicos antes do recrutamento do primeiro participante. Aceitam-se como registros públicos de ensaios clínicos o Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos e outros integrantes primários da International Clinical Trials Registry Platform, além do ClinicalTrials.gov. O número de inscrição no registro deverá constar no resumo do ensaio clínico.

O registro prévio de estudos observacionais é opcional, e pode ser feito em um dos registros destinados a ensaios controlados. O registro prévio de revisões sistemáticas também é opcional, e deve ser feito no PROSPERO.

Ética em pesquisa e casos clínicos

As pesquisas envolvendo seres humanos deverão seguir as resoluções nº 466/2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, como apropriado. Nos casos previstos pelas respectivas normas, os pesquisadores deverão obter aprovação pelo comitê de ética em pesquisa antes do início da pesquisa. O editor dos Anais pode exigir a apresentação do parecer consubstanciado em caso de dúvida.

Os autores de relatos de caso clínico deverão empregar todos os meios disponíveis e razoáveis para manter o anonimato dos pacientes. Além disso, autores de relato de caso clínico deverão obter, antes da submissão, um termo de consentimento assinado pelo paciente ou responsável legal; o editor dos Anais pode exigir a apresentação do termo em caso de dúvida.

Relato de caso não é pesquisa, e por isso não precisa de aprovação ética. Por outro lado, uma série de casos constitui pesquisa, e precisa de aprovação ética.

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