Sobre a Revista

Criados em 2017, os Anais do Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade são a plataforma da Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade para a submissão, seleção e publicação de trabalhos apresentados no respectivo congresso. Continue lendo esta página para informações gerais a respeito dos Anais, e a seguir leia as diretrizes para autores específicas para este ano.

Submissões. O Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade aceita trabalhos científicos com variadas metodologias, além de casos clínicos (revisões clínicas devem ser submetidas como temas de atualização clínica). Pesquisas de iniciação científica, operacionais, de replicação ou com resultado negativo são bem-vindas. Na terceira edição, o Congresso passou a aceitar projetos de pesquisa e projetos de intervenção. As submissões devem ser feitas na forma de resumo, em língua portuguesa, seguindo as diretrizes para autores apresentadas na página Submissões.

Avaliação por pares. A função de editor dos Anais é a acumulada pelo coordenador de trabalhos científicos do Congresso. Nas duas primeiras edições do Congresso, os trabalhos passaram por uma avaliação duplo-cega, como descrito no editorial da primeira e no editorial da segunda edição. A terceira edição do Congresso exigiu que os trabalhos fossem depositados previamente em repositórios de preprint ou registros de projeto de pesquisa, mas só avaliou os trabalhos quanto à confirmidade aos critérios de submissão.

Publicação. As submissões aprovadas são apresentadas no Congresso e publicadas no formato de resumo nestes Anais. Os Anais não cobram taxa de submissão ou de publicação, mas a aprovação da submissão depende do pagamento da taxa de inscrição no Congresso. Todo o material dos Anais está gratuitamente disponível para os leitores, sem necessidade de registro. Os autores das submissões mantêm a titularidade dos direitos autorais, e autorizam os Anais a publicá-las sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Os autores podem arquivar em seus repositórios pessoais e/ou institucionais tanto versões submetidas quanto publicadas pre-print quanto post-print em repositórios.

Indexação. Seguindo normas internacionais, os Anais estão registrados como um periódico sob o ISSN 2594-6005; sua abreviatura para citações é Anais Congr. Capixaba Med. Fam. Comunidade. Os Anais são indexados por Google Acadêmico e listados no diretório Latindex, mas não existe perspectiva de indexação em LILACS, SciELO, Medline, Scopus ou Web of Science. Os Anais foram sido incluídos no PKP Index, até o índice ser desativado.