Impacto do matriciamento em saúde mental para profissionais da atenção primária à saúde da Unimed Vitória
Capa
PDF

Palavras-chave

Saúde Mental
Atenção Primária à Saúde

Resumo

Introdução: Os profissionais de saúde da atenção primária precisam estar capacitados para acompanhamento e condução dos casos de transtornos mentais devido à alta prevalência na população em geral. Esse tipo de serviço tem potencial para detectar e tratar seus clientes de forma resolutiva e, consequentemente, evitar internações psiquiátricas e encaminhamentos à especialidade focal sem real necessidade. Essa resolutividade é possível já que a atenção primária atua como porta de entrada do sistema de saúde e pelo princípio da longitudinalidade, que permitem maior contato e estabelecimento de vínculo entre profissional e cliente.

Método: Enfermeiros, médicos e psicólogos da equipe do produto Unimed Personal foram capacitados e contaram com apoio matricial em saúde mental de profissional qualificado por 06 meses a partir de outubro de 2106. Baseados em um estudo prévio do processo de trabalho e recursos disponíveis, foram feitos workshops com temas prevalentes, discussão de casos em grupos, consultas compartilhadas e discussões por telemedicina. Foi feito comparativo com dados do número de encaminhamentos à psiquiatria e número de internações psiquiátricas extraídos do Portal SAS UNIMED de maio 2016 a fevereiro de 2017. 

Resultados: A partir de novembro 2016, segundo mês de apoio matricial, apesar do aumento do número total de vidas, houve queda do número total de internações psiquiátricas do produto. A partir de dezembro 2016, terceiro mês de apoio matricial, houve queda do número total de encaminhamento à psiquiatria apesar de uma tendência a manutenção do número total de vidas do produto. Comparou-se o número de internações psiquiátricas e encaminhamentos à psiquiatria, anterior e posteriormente ao programa.

Conclusão: O treinamento e apoio matricial colaboraram para a redução do número de internações psiquiátricas e encaminhamentos à especialidade focal. Com o resultado obtido, podemos concluir que houve aumento de resolutividade dos casos de saúde mental em nível de atenção primária à saúde após capacitação da equipe e apoio matricial.

PDF

Os direitos autorais são mantidos pelos autores, que cedem aos Anais do Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade permissão para publicarem o artigo e identificarem-se como o publicador original.

Downloads

Não há dados estatísticos.