Resumo
Introdução: A Teleducação é um dos serviços disponibilizados pelo Telessaúde/ES, sendo uma importante estratégia de educação permanente baseada nas Tecnologias de Comunicação e Informação. O objetivo deste trabalho é descrever as ações deste serviço no âmbito do Telessaúde/ES.
Métodos: Trata-se de um relato de experiência.
Resultados: A Teleducação oferece produtos como webpalestras, webursos autoinstrucionais, teleeduca, webdrops e biblioteca virtual. As webpalestras contemplam diversos temas em áreas prioritárias, tais como: Saúde Mental, Saúde da Criança e Adolescente, Saúde bucal, Saúde do Idoso, Saúde da Mulher, Vigilância em Saúde, entre outras. Esses temas são planejados de acordo com a demanda dos profissionais, identificada por meio dos temas que se destacam no serviço de Teleconsultoria, ou por solicitação direta à equipe de Teleducação. As webpalestras são gravadas e os vídeos são disponibilizados pelo site do Telessaúde para o acesso offline. Os web-cursos são modelados para que o profissional consiga realizar a autogestão de sua aprendizagem. Neste ano, 2017, foram disponibilizados dois: um sobre “Obesidade” e outro sobre “Feridas e Curativos: assistência ao paciente com lesões de pele”, ambos com participação expressiva de profissionais da área. O teleduca é composto de materiais educativos digitais, direcionados aos profissionais de saúde, tornando-se fonte segura, rápida e objetiva de conteúdos importantes ao cotidiano da Atenção Primária à Saúde (APS). Além disso, oferece folderes direcionados aos usuários para servirem de apoio aos profissionais no desenvolvimento de atividades educativas. Já as webdrops, o mais novo produto do Teleducação, são vídeos educativos de curta duração e contêm conteúdos importantes para o cotidiano da APS ou respostas às dúvidas mais frequentes dos trabalhadores de saúde. Por sua vez, a Biblioteca Virtual constitui num espaço de compartilhamento de informações contidas em materiais oficiais publicados pelo Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, além de publicações científicas. São cartilhas, diretrizes, manuais, cadernos, panfletos, protocolos, guias, entre outros.
Conclusão: Os resultados são animadores e evidenciam a importância dessa ferramenta. Acredita-se que o serviço de Teleducação oportuniza um espaço para trocas de experiências, compartilhamento de informações e de conhecimentos. Constitui uma alternativa de capacitação para os trabalhadores, contribuindo para o fortalecimento da qualidade da APS no Estado do Espírito Santo.
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, que cedem aos Anais do Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade permissão para publicarem o artigo e identificarem-se como o publicador original.