Identificação dos fatores que interferem na baixa cobertura do rastreio do câncer de colo uterino através das representações sociais de usuárias do SUS
Logomarca do Segundo Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade
PDF

Palavras-chave

Colo do Útero
Neoplasias do Colo do Útero
Cobertura de Serviços de Saúde
Programas de Rastreamento

Resumo

Introdução: Com aproximadamente 530 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero (CCU) é o quarto tipo de câncer que mais acomete e mata mulheres, sendo responsável por 265 mil óbitos por ano. A principal forma de detecção precoce do CCU é através da citopatologia oncótica, porém mesmo sendo um exame simples e de fácil execução, parte das mulheres não aderem à realização e periodicidade do mesmo. O estudo teve como objetivo identificar os principais fatores que interferem na baixa cobertura do rastreio de CCU através das representações sociais das usuárias dos serviços públicos da atenção primária.

Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de cunho qualitativo, realizado no segundo semestre de 2019 em uma Unidade Básica de Saúde no município de Colatina-ES. Utilizou-se um questionário semiestruturado, em seguida precedeu-se a análise de conteúdo temático e formação de wordcloud pelo software IRaMuTeQ versão 0.7 Alpha 2.

Resultados: O estudo identificou que os principais motivos da não realização e não adesão ao exame citopatológico estão relacionados ao medo, vergonha, tabu, desinformação e desinteresse.

Conclusão: Assim, espera-se por meio de evidências, designarem dados que permitam a reflexão dos profissionais de saúde, proporcionando a criação de subsídios para se traçar estratégias a serem seguidas a fim de alcançar uma assistência eficaz, efetiva e individualizada, melhorando a adesão de mulheres a realização do exame citopatológico, além de servir como auxílio para o desenvolvimento de estudos nessa perspectiva, contribuindo expressivamente no manejo e combate deste amplo problema de saúde pública.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Greice Kelly Palmeira Campos, Michele Garcia, Luciano Antonio Rodrigues, Adriene de Freitas Moreno Rodrigues

Downloads

Não há dados estatísticos.