Pré-natal na atenção primária à saúde, adequação das consultas e avaliação da assistência às gestantes
Logomarca do Segundo Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade
PDF

Palavras-chave

Cuidado Pré-Natal
Qualidade da Assistência à Saúde
Saúde da Mulher

Resumo

Introdução: O pré-natal de qualidade contribui para a diminuição das mortes maternas e/ou fetais durante o parto, através da priorização do bem-estar do binômio durante o período gestacional, bem como o incremento da relação profissional-família dentro dos atendimentos, outorgando às gestantes, aos profissionais e ao governo um progresso neste quesito. O estudo tem como objetivo avaliar a assistência às gestantes na atenção primária à saúde e a adequação das consultas de pré-natal.

Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, descritiva de abordagem qualitativa, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram utilizados descritores padronizados: qualidade da assistência à saúde, cuidado pré-natal e saúde da mulher. Na primeira etapa, foram encontrados no banco de dados da BVS, 107 artigos. Após adicionar os filtros com os critérios de inclusão, a pesquisa resultou em 35 artigos. Estes, após leitura criteriosa em resposta ao problema de pesquisa e aos fatores de exclusão se resumiram a uma amostra de 14 artigos.

Resultados: Dos artigos selecionados, onze tiveram em suas conclusões a necessidade de mudanças no acompanhamento pré-natal. Dois estudos apontam que após décadas ainda há muita desigualdade étnico-racial e sociodemográfica no Brasil.

Conclusão: A pesquisa contribuiu para avaliar a assistência prestada às gestantes, destarte observou-se um aumento na cobertura do acompanhamento pré-natal, todavia os dados caracterizam as consultas como principais fontes de comprometimento da qualidade da assistência, relacionando as dificuldades encontradas à gestão, a desunião da equipe multiprofissional, a falta de capacitação dos profissionais de saúde, comprometendo a qualidade das consultas de pré-natal.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Greice Kelly Palmeira Campos, Cecília Lievore Candido, Adriene de Freitas Moreno Rodrigues

Downloads

Não há dados estatísticos.