Classificação dos fatores que interferem na cobertura vacinal das gestantes de alto risco no município de Colatina, ES
Logomarca do Segundo Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade
PDF

Palavras-chave

Cuidado Pré-Natal
Imunização
Saúde da Mulher

Resumo

Introdução: A vacinação durante a gestação objetiva proteger não somente mãe, mas também o bebê, sendo uma intervenção desenvolvida durante o pré-natal. A gestação se torna uma oportunidade, possibilitando a atualização do calendário vacinal, a importância da imunização deve ser enfatizada durante todo o atendimento a gestante. O objetivo desta pesquisa foi classificar os fatores que dificultam a cobertura vacinal das gestantes de alto risco atendidas na Casa da Mulher de Colatina, ES.

Métodos: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de entrevista semiestruturada, com quarenta e oito (48) gestantes atendidas no serviço de alto risco. A análise dos dados foi baseada no discurso do sujeito coletivo (DSC) de Lefevre, com foco na modalidade temática, utilizando o software DSCSoft, do laboratório Tolteca.

Resultados: As participantes apresentam a falta de informação e o desinteresse na vacinação, como um dos principais fatores que dificultam a vacinação efetiva, deixando somente para os profissionais de saúde a responsabilidade da imunização da mulher. Outros fatores também interferiram como a distância entre a residência da gestante e a unidade de vacinação, desorganização da vida cotidiana e familiar, carências financeiras.

Conclusão: A caderneta de vacinação é um instrumento para vigilância e promoção da saúde materna e fetal, todavia, a sua utilização deve ser conhecida e valorizada tanto por profissionais quanto por gestantes, a fim de reduzir o surgimento de doenças imunopreveníveis, garantindo uma melhor cobertura vacinal, diante da singularidade dessa clientela, propiciando gerenciamento de cuidado diligente.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Greice Kelly Palmeira Campos, Jocicléria do Nascimento Reis, Adriene de Freitas Moreno Rodrigues

Downloads

Não há dados estatísticos.