Influência da Formação Acadêmica no Primeiro Ano do Curso de Medicina na Saúde dos Futuros Cuidadores da Saúde
Logomarca do Segundo Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade
PDF

Palavras-chave

Estudantes de Medicina
Qualidade de Vida
Educação de Graduação em Medicina
Depressão
Estresse Psicológico

Resumo

Introdução: A Qualidade de Vida foi escolhida como eixo temático de pesquisa com o propósito de reduzir o abismo existente entre o desenvolvimento científico e tecnológico e o autocuidado do profissional de saúde. O objetivo foi conhecer a influência da formação acadêmica na qualidade de vida dos estudantes de uma Universidade do Rio de Janeiro.

Métodos: Foi realizado um estudo transversal numa abordagem quantitativa, aplicando questionário validado na literatura. Os critérios de inclusão foram: alunos do primeiro ano em sua primeira formação; e o de exclusão: aqueles que fazem o curso como segunda formação. As bases de dados foram SciELO, portal de periódicos da CAPES e Biblioteca Virtual em Saúde, priorizando os últimos cinco anos.

Resultados: 60 alunos participaram, sendo 56,7% mulheres e 41,7% homens, 1 não informou; quanto a sua saúde, 35% sentem-se satisfeitos ou muito satisfeitos, os que responderam muito insatisfeitos ou insatisfeitos foram 35%. Quanto à frequência de sentimentos negativos, 1,7% responderam nunca, 33,3% algumas vezes, 21,7% dos indivíduos relataram sempre ter sentimentos negativos e 18,3% muito frequentemente. Todos esses fatores contribuem para o esgotamento, caracterizando a Síndrome de Burnout, ocasionado por pressão excessiva no ambiente acadêmico e cursa com sintomas relacionados ao esgotamento físico e emocional.

Conclusão: A formação acadêmica parece ainda estar voltada ao desempenho intelectual. Há certa negligência com a inteligência emocional e as habilidades sociais necessárias na formação e, ao bem-estar psicológico do indivíduo no decorrer da formação médica, a fim de colaborar com a formação humana, social e emocional dos acadêmicos.

 

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Raíza da Silva Pereira, Eleazar Sidney Maillard Oliveira, Joyce Fernandes Costa, Ana Maria Florentino

Downloads

Não há dados estatísticos.