Estratégias de humanização em oncologia
Logomarca do Segundo Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade
PDF

Palavras-chave

Humanização da Assistência
Oncologia
Relações Médico-Paciente

Resumo

Introdução: A humanização na saúde sempre foi alvo de amplas discussões sendo de grande importância para o paciente, familiar e adesão ao tratamento, destaca-se que atitudes humanizadas no seio hospitalar conferem atenuação da dor diante da possibilidade de tratamentos complicados e com prognóstico ruim. Este estudo teve por objetivo elaborar estratégias de humanização na oncologia, destinadas aos pacientes em tratamento oncológico na Instituição COMVIDA em Itaperuna, RJ, bem como compreender os processos de adoecimento em oncologia, promover assistência em oncologia com enfoque na medicina centrada no paciente, como parte primordial para o sucesso da relação médico-paciente e, consequentemente, do tratamento.

Métodos: Trata-se de pesquisa de caráter descritivo, cuja abordagem é de natureza qualitativa, uma pesquisa ação onde foram feitas intervenções com ação e resolução de problemas. Utilizou-se para coleta de dados uma entrevista semiestruturada com 30 pacientes e suas respectivas famílias para avaliar a relevância das estratégias de humanização utilizadas na casa COMVIDA. As entrevistas foram analisadas sob a ótica da análise do discurso.

Resultados: Os resultados das entrevistas e atividades realizadas na Instituição demonstram que segundo os pacientes as estratégias de humanização facilitam o enfrentamento a doença pela qual estão sendo tratados, oferecendo novas possibilidades diante da perda da saúde.

Conclusão: Humanizar o atendimento em medicina tem sido um desafio constante, pois ainda se encontra resistência entre os próprios profissionais. É imprescindível acreditar que o cuidado humanizado é sempre essencial para a prática junto ao enfermo, sua melhora e qualidade de vida.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Juliana da Conceição Sampaio Lóss, Lais Bastos Guerra Boechat, Letícia Venceslau Luz, Paulo Jonas Boechat da Silveira Júnior, Luis Fernando Gonçalves de Castro

Downloads

Não há dados estatísticos.