Roda de conversa – Desmame de benzodiazepínicos
Capa
PDF

Palavras-chave

Fármacos do sistema nervoso central
Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono
Benzodiazepinas
Uso Indevido de Medicamentos sob Prescrição
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias

Resumo

Introdução: Atualmente, cerca de 50 milhões de pessoas fazem uso diário de benzodiazepínicos. O perfil desta população tem predominância entre as mulheres acima de 50 anos, com doenças crônicas (não necessariamente psiquiátricas). De toda prescrição de psicotrópicos, os benzodiazepínicos são responsáveis por cerca de 50%. O abuso de benzodiazepínicos deve ser visto como um problema de saúde pública, de alta prevalência e de alta morbidade. Diante dos presentes dados, discutimos em equipe multiprofissional na Unidade de Saúde Ernani Moura Lima, zona leste da cidade de Londrina, Paraná, maneiras de incentivar o desmame dessas drogas em pacientes que fazem uso crônico.

Métodos: Optamos por anexar junto às receitas de benzodiazepínicos um convite com alguns alertas sobre o tema. Criamos um grupo denominado “Roda de Conversa” para dar apoio psicológico.

Resultados: O interesse pelo assunto foi grande, principalmente quando liam no convite anexado alguns dos efeitos colaterais possíveis. A adesão aos grupos foi excelente. Percebemos uma importante diminuição do uso crônico e abusivo de benzodiazepínicos.

Conclusão: A forma mais eficiente de fazer o desmame de benzodiazepínicos é através do VÍNCULO e do APOIO. Deixar o paciente seguro da retirada, estar disponível quando ele precisar, garantir espaço para troca de experiência e diálogo, considerar todas suas dúvidas e medos e reavaliá-lo sempre.

PDF

Os direitos autorais são mantidos pelos autores, que cedem aos Anais do Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade permissão para publicarem o artigo e identificarem-se como o publicador original.

Downloads

Não há dados estatísticos.