Revisão e Análise de Encaminhamentos Médicos em APS
Capa
PDF

Palavras-chave

Referência e Consulta
Telemedicina
Atenção Primária à Saúde

Resumo

Introdução: É preciso realizar análise periódica dos encaminhamentos para especialistas por parte dos médicos da APS. Estima-se em torno de 6 horas semestrais por profissional para fazer esta análise. Daí é possível redirecionar casos pendentes, estabelecero temas para Educação permanente e estimular usos de recurso tecnológicos para evita consultas presenciais.

Objetivos: Revisar os encaminhamentos médicos em unidade de APS e refletir sobre uso das informações para Educação Permanente e Telconsultorias.

Métodos: Estudo ecológico, com análise dos encaminhamentos médicos realizados por preceptores e residentes (R1) de MFC num período de 6 (seis) meses, registrados no Sistema de Prontuário Eletrônico (Rede Bem Estar) do Município de Vitória-ES. Realizado levantamento dos encaminhamentos da Equipe 1 por um período de 6 meses de atuação na USF Praia do Suá (20/05/15 a 20/11/15).

Resultados: Os encaminhamentos médicos representaram 9% do total dos atendimentos no período. A especialidade mais encaminhada foi Oftalmologia, seguida de dermatologia, ginecologia, cirurgia pediátrica e cardiologia. Do total de encaminhamentos 43% já tinha sido atendidos ou estavam em duplicidade (geração de duas guias inadvertidamente); 40% foram mantidos para encaminhamento presencial, após análise e apenas 2 (1,80%) motivaram teleconsultoria de imediato.

Conclusões: Supõe-se que seja bem mais difícil o médico que não fez o encaminhamento revisar o mesmo, pois muitos foram recordados de memória, mesmo que não constasse a resolução do caso em prontuário. Esta revisão não se trata de uma tarefa simples, mesmo com prontuário eletrônico, foi possível analisar entre 20 a 25 encaminhamentos por hora. O que pode ser um bom investimento para os municípios, se liberarem o profissional por um turno de trabalho a cada 6 meses para fazer a revisão. Tais análises realizadas periodicamente, permitem que os encaminhamentos sejam cancelados, solicitado prioridade, redirecionado para outra especialidade ou mesmo cancelados. è possível também definir temas para educação permanente de toda equipe, ao se observar os motivos e especialidades mais encaminhadas, pode-se melhorar o fluxo ao se utilizar outros recursos como teleconsultorias para reduzir as consultas presenciais com especialistas.

PDF

Os direitos autorais são mantidos pelos autores, que cedem aos Anais do Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade permissão para publicarem o artigo e identificarem-se como o publicador original.

Downloads

Não há dados estatísticos.