Telessaúde Bucal
Capa
PDF

Palavras-chave

Tecnologia de Informação
Educação Continuada
Saúde Bucal
Atenção Primária à Saúde

Resumo

Introdução: O Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, com o auxílio das Tecnologias de Comunicação e Informação (TCI), desenvolve ações de apoio à atenção à saúde e de educação permanente para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), dentre eles, a Equipe de Saúde Bucal (ESB). O objetivo deste trabalho é descrever as ações do Telessaúde Bucal no âmbito do Telessaúde/ES.

Métodos: Trata-se de um relato de experiência.

Resultado: O Telessaúde Bucal foi desenvolvido, em 2017, para atender às demandas e às especificidades das ESB atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS) do Estado do Espírito Santo. O serviço disponibiliza webpalestras, realizadas todas as últimas sextas-feiras do mês, sobre temas diversos, propostos pelos próprios profissionais. “Cuidado à saúde bucal de bebês e crianças”, “Principais patologias que acometem a cavidade bucal” e “Atendimento à pacientes com necessidades especiais” são web-palestras que já foram ministradas e estão disponíveis no site para acesso off-line. As ESB podem realizar teleconsultorias de forma assíncrona e síncrona, com especialistas da Universidade Federal do Espírito Santo. Neste primeiro momento, as áreas disponíveis para as teleconsultorias síncronas são: Saúde Bucal Coletiva, Patologia Bucal e Estomatologia e Odontopediatria. Além disso, na Biblioteca Virtual do site do Programa, é possível ter acesso a uma pasta com materiais oficiais da área, denominada “Saúde Bucal”. São cartilhas, diretrizes, manuais, cadernos, panfletos, protocolos e guias, publicados pelo Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, entre outros. Ainda para este ano, está prevista a elaboração de vídeos e folders educativos e de um web-curso com abordagem de conteúdos importantes para auxiliar a ESB no cotidiano de trabalho da APS.

Conclusão: A perspectiva do Telessaúde Bucal é proporcionar um espaço exclusivo de compartilhamento de informações e de conhecimentos visando ao fortalecimento da qualificação das ESB e, consequentemente, à melhoria da saúde bucal dos usuários.

PDF

Os direitos autorais são mantidos pelos autores, que cedem aos Anais do Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade permissão para publicarem o artigo e identificarem-se como o publicador original.

Downloads

Não há dados estatísticos.