Resumo
Introdução: As dores crônicas impactam a qualidade de vida dos pacientes por estarem associadas a incapacidades funcionais, sofrimento psíquico e alteração das relações sociais. Trata-se de importante problema de saúde pública contemporâneo, com tendência de aumento da prevalência após pandemia do COVID-19 e consequente crescimento da demanda dos serviços de saúde. O manejo dessa condição requer adoção de modelos integrativos de cuidado, com abordagem biopsicossocial dos fatores que modulam a dor e do processo saúde-doença. O objetivo deste estudo é avaliar a efetividade de um programa interdisciplinar de educação em dor na melhoria da autoeficácia e promoção de qualidade de vida em pacientes com dor crônica na saúde pública.
Métodos: Trata-se de ensaio clínico pragmático desenvolvido pelo NASF-AB e Estratégia de Saúde da Família do município de Anchieta junto ao PPG de Saúde Coletiva da UFES. Os pacientes com dor crônica são avaliados pelos médicos da rede e encaminhados para tratamento de Fisioterapia, sendo alocados em grupo intervenção de educação em dor interdisciplinar (associado com nutrição, psicologia e educação física) ou grupo comparação de tratamento convencional. São avaliadas características clínicas da dor por questionários multidimensionais, autoeficácia, qualidade de vida, letramento funcional e perfil sociodemográfico. Para caracterização da amostra será utilizada estatística descritiva e a análise comparativa entre grupos realizada por modelos lineares mistos. Espera-se demonstrar a efetividade do trabalho de educação em dor no âmbito do SUS por ser uma intervenção de tecnologia leve, de baixo custo e acessível, capaz de proporcionar maior conhecimento e autoeficácia para promoção de saúde.
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Copyright (c) 2022 Paula Torrezani Sales, Breno Fortes Carvalho , Iara Souza Ribeiro Riguete , Tatiane Bossato, Adriana Gonçalves de Freitas