Efetividade de um programa interdisciplinar de educação em dor na saúde pública
PDF
Projeto

Palavras-chave

Dor Crônica
Qualidade de Vida Relacionada à Saúde
Sistema Único de Saúde

Resumo

Introdução: As dores crônicas impactam a qualidade de vida dos pacientes por estarem associadas a incapacidades funcionais, sofrimento psíquico e alteração das relações sociais. Trata-se de importante problema de saúde pública contemporâneo, com tendência de aumento da prevalência após pandemia do COVID-19 e consequente crescimento da demanda dos serviços de saúde. O manejo dessa condição requer adoção de modelos integrativos de cuidado, com abordagem biopsicossocial dos fatores que modulam a dor e do processo saúde-doença. O objetivo deste estudo é avaliar a efetividade de um programa interdisciplinar de educação em dor na melhoria da autoeficácia e promoção de qualidade de vida em pacientes com dor crônica na saúde pública.

Métodos: Trata-se de ensaio clínico pragmático desenvolvido pelo NASF-AB e Estratégia de Saúde da Família do município de Anchieta junto ao PPG de Saúde Coletiva da UFES. Os pacientes com dor crônica são avaliados pelos médicos da rede e encaminhados para tratamento de Fisioterapia, sendo alocados em grupo intervenção de educação em dor interdisciplinar (associado com nutrição, psicologia e educação física) ou grupo comparação de tratamento convencional. São avaliadas características clínicas da dor por questionários multidimensionais, autoeficácia, qualidade de vida, letramento funcional e perfil sociodemográfico. Para caracterização da amostra será utilizada estatística descritiva e a análise comparativa entre grupos realizada por modelos lineares mistos. Espera-se demonstrar a efetividade do trabalho de educação em dor no âmbito do SUS por ser uma intervenção de tecnologia leve, de baixo custo e acessível, capaz de proporcionar maior conhecimento e autoeficácia para promoção de saúde.

PDF
Projeto
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Paula Torrezani Sales, Breno Fortes Carvalho , Iara Souza Ribeiro Riguete , Tatiane Bossato, Adriana Gonçalves de Freitas

Downloads

Não há dados estatísticos.