Em que periódicos publicam os médicos de família e comunidade do Brasil?
Logomarca do Segundo Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade
PDF

Palavras-chave

Medicina de Família e Comunidade
Atenção Primária à Saúde
Medicina
Publicações

Resumo

Introdução: Periódicos acadêmicos são essenciais para o desenvolvimento de suas respectivas comunidades. Nosso objetivo foi caracterizar os periódicos onde os médicos de família e comunidade (MFC) brasileiros publicam seus artigos.

Métodos: Estudo observacional com dados secundários. Todos os MFC brasileiros até 2018 foram identificados com dados do SisCNRM e da SBMFC e suas publicações foram obtidas na Plataforma Lattes. Utilizando dados do catálogo da National Library of Medicine dos Estados Unidos, listamos os periódicos onde os MFC publicam a maioria de seus artigos, bem como suas áreas temáticas principais, em geral e por períodos de tempo.

Resultados: Os 4065 MFC brasileiros com currículo Lattes publicaram um total de 4951 artigos únicos em 1370 periódicos. A Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (RBMFC) é o principal periódico para os MFC desde sua criação, tendo publicado um total de 237 (4,8%) artigos. Em conjunto, no entanto, os periódicos sobre atenção primária à saúde são apenas o terceiro maior grupo (6,2% dos artigos), sendo precedidos pelos periódicos em saúde pública/coletiva (12,3%) e pelo maior grupo, os periódicos médicos gerais (23,1%). Essa ordem se mantém desde 2004, apesar de as diferenças tenderem a diminuir desde então.

Conclusão: Apesar de seus mestrados e doutorados serem predominantemente em saúde coletiva, os MFC brasileiros publicam principalmente em periódicos médicos gerais. A RBMFC confirmou seu papel como veículo acadêmico preferencial dos MFC brasileiros.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Leonardo Ferreira Fontenelle, Miguel Henrique Moraes de Oliveira, Stephani Vogt Rossi , Diego José Brandão, Thiago Dias Sarti

Downloads

Não há dados estatísticos.