Estudo epidemiológico da sífilis na gestação e congênita em Manhuaçu, MG
Logomarca do Segundo Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade

Versões

PDF

Palavras-chave

Sífilis Congênita
Prevenção
Atenção Primária à Saúde

Resumo

Introdução: A sífilis gestacional é uma infecção sexualmente transmissível (IST) de notificação compulsória. É um grave problema de saúde pública, visto que se não tratada, pode ter desfechos graves, principalmente quando associada à transmissão vertical. Sabendo da importância e da alta prevalência da sífilis na gestação, o presente estudo tem como finalidade descrever o perfil epidemiológico dos casos notificados de sífilis gestacional e congênita no município de Manhuaçu, MG, Brasil, no período de 2009 a 2019.

Métodos: Trata-se de um estudo observacional descritivo, que analisou o perfil epidemiológico, com levantamento e detalhamento dos casos notificados de sífilis gestacional e congênita no município através do DATASUS.

Resultados: A frequência da sífilis apresentou tendência crescente no município. Sócio-demograficamente, a faixa etária de 20 a 39, com vida sexual ativa e baixa escolaridade, foi a mais suscetível ao acometimento pela IST.

Conclusão: Visto o resultado da análise é imprescindível que a Atenção Primária encontre formas para prevenção, controle, diagnóstico e tratamento dos casos de sífilis, evitando transmissão vertical.

 

Resultados: A frequência da sífilis apresentou tendência crescente no município. Socio demograficamente, a faixa etária de 20 a 39, com vida sexual ativa e baixa escolaridade, foi a mais suscetível ao acometimento pela IST.

Conclusão: Visto o resultado da análise é imprescindível que a Atenção Primária encontre formas para prevenção, controle, diagnóstico e tratamento dos casos de sífilis, evitando transmissão vertical.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Julia Raquel Felipe Caldeira, Bianca Tavares Emerich, Mariana Cordeiro Dias, Julia Esteves de Moraes, Bruna Aurich Kunzendorff, Ana Beatriz Vieira da Silva , Tamyres Souza Máximo , Raquel Sena Pontes Grapiuna , Marina Ribeiro Ferreira Araújo, Karina Gomes Martins, Fernanda Viana de Lima , Izadora Zucolotto Zampiroli , Renata Santana Matiles , Daniela Vieira Cardoso , Danielle Mendes Pinheiro Emerick, Rafaela Lima Camargo, Nathely Nathely Bertly Coelho Pereira , Ariana Barbosa Ferreira

Downloads

Não há dados estatísticos.