Avaliação da prevalência de doenças crônicas e sua relação com hábitos de vida nos profissionais de saúde
Logomarca do Segundo Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade
PDF

Palavras-chave

Doença Crônica
Doenças Metabólicas
Pessoal de Saúde
Estilo de Vida
Serviços de Saúde

Resumo

Introdução: As Doenças Crônicas representam a maior causa de morbimortalidade no Brasil, com maior prevalência de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus. Objetivou-se avaliar a qualidade de vida e prevalência de Doenças Crônicas nos profissionais de saúde da Unidade de Saúde da Família do IBES, no município de Vila Velha, ES.

Métodos: Estudo transversal descritivo com os profissionais de saúde da USF IBES, de agosto de 2019 a fevereiro de 2020, utilizando-se do sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL), incluindo informações sociodemográficas, de hábitos de vida e diagnóstico de condições crônicas.

Resultados: Do total de 92 profissionais de saúde, 88 participaram da pesquisa, sendo a média de idade de 44,3 anos, maioria do sexo feminino, da raça branca. O percentual de fumantes é de 5,7% e 5,68% dos participantes declarou ser fumante passivo em domicílio. 61% dos entrevistados encontram-se com excesso de peso, 31,7% enquadrando-se no grau de obesidade. 55,68% consomem frutas e hortaliças regularmente. 19,31% consomem abusivamente bebidas alcoólicas e 4,6% avaliam seu estado de saúde como ruim ou muito ruim. 34,09% da amostra refere diagnóstico para Hipertensão Arterial e 7,14% para Diabetes Mellitus.

Conclusão: Nota-se que o maior acesso à informação não foi fator desencadeador de escolhas saudáveis. Evidencia-se a importância de um estilo de vida saudável para a prevenção e controle de doenças crônicas referentes ao metabolismo do indivíduo, em especial profissionais da área da saúde, expostos a um alto nível de estresse em sua prática profissional.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Ana Carolina Corona de Aguiar, Bernardo Marques Polido, Erika Ferraz Costa, Giovanna Eller Paterlini, Isabella Lugon-Moulin Maraboti, Luiza de Oliveira Albergaria, Mateus Bomfim de Andrade, Rafael Carlos Rangel, Rodrigo Andrade Oliveira, Vinícius Werner Pedro, Eduardo Barbosa Lopes, Ana Rosa Murad Szpilman

Downloads

Não há dados estatísticos.