Resumo
Introdução: A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA/AIDS) é uma doença que debilita o sistema imunológico, causada pelo vírus HIV. Quando a epidemia surgiu, a principal preocupação era a iminência de morte logo após o diagnóstico. Destarte, a presença do vírus como diagnóstico, gera agravos significativos e comprometedores da saúde mental dos sujeitos infectados. Essa pesquisa tem por objetivo evidenciar através das literaturas publicadas, as melhorias para a qualidade de vida e saúde mental dos indivíduos portadores do vírus HIV, bem como a relação da qualidade de vida e a saúde mental de pacientes HIV positivo.
Métodos: Tratou-se de um estudo descritivo, de revisão integrativa de literatura, com abordagem qualitativa. Foram utilizadas as bases de dados MedLine, Scielo, BVEnf e Lilacs. Os descritores foram: qualidade de vida, HIV, saúde mental e soropositividade para HIV. Foram encontrados 77 (setenta e sete) artigos, sendo que dezoito (18) artigos responderam adequadamente o problema de pesquisa.
Resultados: Ao analisar os resultados encontrados, observa-se que os desafios enfrentados pelos portadores de HIV/AIDS não se resumem ao fato de estarem infectados pelo vírus. O preconceito por parte da população em geral provoca grande sofrimento psicossocial no indivíduo, afetando sua saúde mental e reduzindo a qualidade de vida.
Conclusão: Neste contexto, faz-se necessário a publicação de estudos relacionados à saúde mental, olhar além dos prejuízos físicos da doença e criar estratégias efetivas para o enfrentamento da síndrome. Também é preciso capacitar os profissionais para que ofereçam o apoio psicossocioemocional que estes pacientes necessitam.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Marcos Campos Pontara, Andressa Moura do Nascimento, Luciano Antonio Rodrigues, Adriene de Freitas Moreno Rodrigues, Greice Kelly Palmeira Campos