Adesão ao tratamento de álcool e drogas em pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Colatina, ES
Logomarca do Segundo Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade
PDF

Palavras-chave

saúde mental
usuários de drogas
cooperação do paciente

Resumo

Introdução: O Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPSad) é uma unidade especializada em saúde mental composta por uma equipe multiprofissional que atende aos usuários com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Este estudo visou identificar aspectos que dificultam e influenciam na adesão dos usuários do CAPSad de Colatina, ES.

Métodos: Tratou-se de um estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa realizado em usuários cadastrados no CAPSad de Colatina, ES. A coleta de dados aconteceu no segundo semestre de 2018 e participaram os sujeitos maiores de 18 anos que estavam há pelo menos um dia sem o efeito de drogas. Os dados foram coletados utilizando um formulário estruturado contendo 21 variáveis e foram tabulados em software estatístico. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNESC, número nº 2.273.112.

Resultados: Observou-se que a maioria são homens e a faixa etária predominante é superior a 47 anos. Correlacionando com o tipo de droga consumida, em ambos os gêneros, a droga de maior consumo é o álcool. Os principais aspectos que interferem positivamente na adesão são a vontade própria de se tratar e o apoio da família. Os principais aspectos que dificultam o tratamento são a dificuldade financeira de locomoção até o CAPSad, a falta de materiais e o desejo do indivíduo de não se tratar.

Conclusão: Ao averiguar o que interfere na adesão ao tratamento, é possível criar subsídios para melhorias e ampliação dos serviços, beneficiando o planejamento e a organização de intervenções terapêuticas.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Cintia de Matos Rocha; Carolina Guidone Coutinho; Felipe Gama Dalmasio, Luciano Antônio Rodrigues, Adriene de Freitas Moreno Rodrigues

Downloads

Não há dados estatísticos.