Representações sociais do Rastreio do câncer de mama por médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família do Município de Colatina ES
Logomarca do Segundo Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade
PDF

Palavras-chave

neoplasia de mama
indicadores de serviços
diagnóstico precoce
serviços de saúde
programas de rastreamento

Resumo

Introdução: O câncer é uma condição patológica que possui alta incidência de morbi-mortalidade no mundo e foi responsável, em 2018, por cerca de 9,6 milhões de mortes. A neoplasia de mama é a mais comum (2,09 milhões de casos), juntamente com a de pulmão (com também 2,09 milhões de casos). O objetivo do estudo foi conhecer as representações sociais de enfermeiros e médicos atuantes da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Colatina (ES) quanto aos fatores que influenciem no rastreio do câncer de mama.

Métodos: Estudo descritivo, transversal e de abordagem qualitativa, realizado no segundo semestre de 2019 no município de Colatina, Espírito Santo, Brasil, com médicos e enfermeiros das equipes básicas de Estratégia Saúde da Família (ESF). Os dados foram coletados pela aplicação de um questionário semiestruturado, cujas entrevistas gravadas foram transcritas, seguidas de análise de conteúdo temático. Para a elucidação das evocações, utilizou-se o software IRaMuTeQ versão 0.7 Alpha 2, o qual emergiram os signos apresentados nas falas.

Resultados: Os resultados obtidos através do estudo assimilou-se que as atividades voltadas para o rastreio do câncer de mama são elucidadas de acordo com o público alvo em que elas irão atingir, tendo basicamente como sentido a identificação precoce da doença em pacientes assintomáticos, podendo evitar o desenvolvimento do câncer, proporcionando um melhor prognóstico.

Conclusão: Com o estudo obtiveram-se informações de como é executado o seguimento dessas ações nas unidades básicas de saúde e as principais condutas dos profissionais envolvidos frente a sua identificação.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Carolina Guidone Coutinho, Cintia de Matos Rocha, Thainara Aparecida Fernandes, Adriene de Freitas Moreno Rodrigues, Luciano Antonio Rodrigues

Downloads

Não há dados estatísticos.