Avaliação da assistência prestada ao pré-natal de baixo risco na atenção básica do município de Valença, RJ
Logomarca do Segundo Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade
PDF

Palavras-chave

Cuidado Pré-Natal
Atenção Primária à Saúde

Resumo

Introdução: O Ministério da Saúde, no ano de 2000, instituiu o Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento, visando à adequação do acompanhamento e fornecendo incentivos financeiros aos municípios participantes do programa. No município de Valença, há um protocolo que padroniza a assistência ao pré-natal. O presente trabalho avaliou a qualidade da assistência a gestante de baixo risco prestada pela Estratégia da Saúde da Família no município.

Métodos: Os dados foram coletados através dos prontuários das gestantes inscritas nas Unidades de Saúde com a data da última menstruação entre janeiro a dezembro de 2017. A avaliação ocorreu por meio de um check-list elaborado pelas autoras, com base no Procedimento Operacional Padrão do município, e analisados por estatística descritiva simples.

Resultados: 60 prontuários foram avaliados, destes, 8 estavam sem registro do profissional de saúde e os outros 52 atendimentos foram realizados da seguinte forma: 31 por enfermeiro, 12 por médico e 9 por ambos. Com respeito ao número mínimo de consultas, apenas 11 (N=37) e 21 (N=29) realizaram duas ou mais consultas no primeiro e no terceiro trimestre, respectivamente. Além disso, a solicitação dos exames complementares, de imagem e laboratoriais também foi falha.

Conclusão: Foram constatadas inconformidades na assistência ao pré-natal e falta de padronização das condutas nas unidades estudadas.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Layra da Silva Passareli Campanati, Paula Fazolato Fernandes, Luisa Gaede Nogueira, Marcela Pereira Oliveira

Downloads

Não há dados estatísticos.