Cuidado Paliativo na Atenção Domiciliar
Logomarca do Segundo Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade
PDF

Palavras-chave

Cuidados Paliativos
Assistência Domiciliar
Neoplasias
Medicina de Família e Comunidade
Integralidade em Saúde

Resumo

Introdução: Cuidados paliativos são essenciais para a qualidade de vida e bem estar do paciente terminal, sendo a assistência integral desafio especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS). O caso descrito é um relato de cuidado paliativo domiciliar em paciente com neoplasia maligna em estágio terminal, na Estratégia Saúde da Família (ESF).

Apresentação do caso: A.A.P, masculino, 57 anos, autônomo, etilista e tabagista há 41 anos, acolhido na ESF pela residente, queixava odinofagia e emagrecimento de cinco quilos em três meses. Após avaliação, hipótese diagnóstica compartilhada com a odontóloga da unidade e resultados de exames confirmou-se o diagnóstico de neoplasia maligna da orofaringe, encaminhando o paciente para o serviço de oncologia para propedêutica. Após familiares relatarem decisão do paciente em abandonar o tratamento, referenciando à rede de atenção à saúde (RAS), uma equipe multidisciplinar da atenção domiciliar (AD) iniciou os cuidados paliativos, prestando toda assistência humanizada e integral garantida pela Portaria nº 963/2013 e Resolução nº41/2018. Foram prescritos medicamentos para o tratamento da dor crônica do paciente via “notificação de receita A1”. Durante a assistência multiprofissional, os sentimentos negativos e a falta da espiritualidade dificultaram o incentivo do retorno ao tratamento. Após toda a assistência e monitoramento da linha de cuidados paliativos pela atenção prestada ao paciente esse foi a óbito.

Conclusão: É necessário reforçar o tratamento e assistência nos cuidados paliativos de pacientes oncológicos em estágio terminal, através da acessibilidade na ESF, do vínculo longitudinal, do cuidado integral e da coordenação do cuidado.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Débora de Souza Pazini, Pâmela de Sousa Dias Demuner , Felipe Fraga Damaceno

Downloads

Não há dados estatísticos.