Representação social de câncer de mama e a influência da doença no cotidiano de mulheres de uma cidade interiorana do Espírito Santo
Logomarca do Segundo Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade
PDF

Palavras-chave

Neoplasias de Mama
Saúde da Mulher
Assistência Integral à Saúde

Resumo

Introdução: Atualmente o câncer de mama é o segundo câncer mais frequente entre as mulheres no Brasil e no mundo. O estudo teve como objetivo identificar a representação social do câncer de mama e a influência da doença no cotidiano de mulheres.

Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo, de base populacional exploratória, qualitativa, descritiva, transversal com coleta de dados primários. A amostra foi composta por mulheres portadoras de câncer de mama ou que já tiveram a doença há menos de cinco anos no município de São Roque do Canaã – ES. Foram realizadas entrevistas gravadas cujo ponto de evocação foi a pergunta: quando se fala em câncer de mama, o que vem em sua mente? As respostas foram transcritas e extraídas as evocações pelo software IRaMuTeQ versão 0.7 Alpha 2. Como resultado foi obtido a wordcloud e análise de similitude para avaliação das evocações.

Resultados: Observando o tronco máximo na análise de similitude ligado ao elemento “cura”, encontra-se o termo “força”, cuja ligação levou as palavras “família” e “amigo” como fatores positivos no tratamento da doença.

Conclusão: O câncer de mama é visto como um problema de saúde pública que gera medo e insegurança para as mulheres, mas apesar do medo, a análise de conteúdo temático evidenciou que as mulheres passaram a unir forças e conceder valores aos momentos da vida que realmente importa, como: o convívio da família, amigos e comunidade. Estes momentos proporcionam grande representação para estas mulheres, promovendo melhor qualidade de vida e positividade ao tratamento.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Greice Kelly Palmeira Campos, Valéria Vitória Maia, Luciano Antonio Rodrigues, Adriene de Freitas Moreno Rodrigues

Downloads

Não há dados estatísticos.