Doenças mais prevalentes na ESF do bairro São Pedro em Colatina - ES
Capa
PDF

Palavras-chave

Estratégia Saúde da Família
Perfil de Saúde

Resumo

Introdução: A ESF (estratégia de saúde da família) é voltada para solucionar o máximo de problemas de saúde de sua área adscrita, isso nos remete que é preciso conhecer os agravos de saúde a qual a população está exposta, pensando nesta situação realizou-se um estudo em uma equipe de saúde da família no município de Colatina - ES, com o objetivo de avaliar as doenças mais prevalentes nos pacientes atendidos na ESF. 

Métodos: Foi realizado um estudo retrospectivo, quantitativo, em uma unidade no município de Colatina ES, ano 2016, com objetivo de avaliar as doenças mais prevalentes. Foram utilizados dados do período de janeiro de 2016 a dezembro de 2016, por meio da análise dos prontuários médicos e seus diagnósticos.

Resultados: Foi verificado que as doenças mais prevalentes foram a hipertensão arterial, transtorno de ansiedade generalizada, depressão, diabetes, dislipidemia, entre outros.

Conclusão: Conclui-se que, com o conhecimento das doenças mais prevalentes, é possível o desenvolvimento de intervenções da equipe de saúde voltadas para a necessidade da população.

PDF

Os direitos autorais são mantidos pelos autores, que cedem aos Anais do Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade permissão para publicarem o artigo e identificarem-se como o publicador original.

Downloads

Não há dados estatísticos.