Em que periódicos publicam os médicos de família e comunidade do Brasil?

Autores

Palavras-chave:

Medicina de Família e Comunidade, Atenção Primária à Saúde, Medicina, Publicações

Resumo

Introdução: Periódicos acadêmicos são essenciais para o desenvolvimento de suas respectivas comunidades. Nosso objetivo foi caracterizar os periódicos onde os médicos de família e comunidade (MFC) brasileiros publicam seus artigos.

Métodos: Estudo observacional com dados secundários. Todos os MFC brasileiros até 2018 foram identificados com dados do SisCNRM e da SBMFC e suas publicações foram obtidas na Plataforma Lattes. Utilizando dados do catálogo da National Library of Medicine dos Estados Unidos, listamos os periódicos onde os MFC publicam a maioria de seus artigos, bem como suas áreas temáticas principais, em geral e por períodos de tempo.

Resultados: Os 4065 MFC brasileiros com currículo Lattes publicaram um total de 4951 artigos únicos em 1370 periódicos. A Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (RBMFC) é o principal periódico para os MFC desde sua criação, tendo publicado um total de 237 (4,8%) artigos. Em conjunto, no entanto, os periódicos sobre atenção primária à saúde são apenas o terceiro maior grupo (6,2% dos artigos), sendo precedidos pelos periódicos em saúde pública/coletiva (12,3%) e pelo maior grupo, os periódicos médicos gerais (23,1%). Essa ordem se mantém desde 2004, apesar de as diferenças tenderem a diminuir desde então.

Conclusão: Apesar de seus mestrados e doutorados serem predominantemente em saúde coletiva, os MFC brasileiros publicam principalmente em periódicos médicos gerais. A RBMFC confirmou seu papel como veículo acadêmico preferencial dos MFC brasileiros.

Publicado

2020-12-15