Câncer de esôfago associado a tabagismo e alcoolismo, consequências de um diagnóstico tardio e corresponsabilidade familiar ao paciente em Cuidados Paliativos
Logomarca do Segundo Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade
PDF

Palavras-chave

Cuidados Paliativos
Neoplasias Esofágicas
Tabagismo
Alcoolismo
Assistência Centrada no Paciente

Resumo

Introdução: Estima-se que no Brasil, tenhamos 11.390 casos novos de tumor esofagiano e 8.554 mortes ao ano, sendo o sexto tumor mais frequente entre os homens e o 15º entre as mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, e oitavo mais frequente no mundo. A incidência em homens é cerca de duas vezes maior do que em mulheres. O tabagismo isoladamente é responsável por 25% dos casos, outros fatores importantes são: consumo de bebidas quentes e/ou alcoólicas.

Apresentação do caso: Paciente masculino, lavrador, etilista e tabagista, sem vínculo com ESF, falecido em 2017. Em 2015, apresentou dificuldade de deambular e emagrecimento. Durante visita domiciliar em 2016, apresentou-se acamado, emagrecido, com abasia, adinamia e disartria, encaminhado a especialistas, solicitado EDA, verificando-se lesão vegetativa em esôfago, encaminhado ao Serviço de Oncologia Hospitalar, optando-se por tratamento paliativo devido à não perspectiva de cura. Posteriormente, equipe de ESF reuniu-se com família, orientou cuidados referente a manutenção da qualidade de vida do paciente diante do diagnóstico e prognóstico, sugerindo dar maior conforto tanto no aspecto emocional quanto físico. A família do paciente passou a dar suporte integral através dos filhos e noras que se revezavam durante a semana para realização dos cuidados, tendo agora como referência a enfermeira da ESF, a quem passaram a procurar e receberam o suporte com orientações sobre os cuidados gerais e curativos.

Conclusão: A atuação da ESF em cuidados paliativos é imprescindível, assim como, o treinamento e orientações da família para dignificar o fim de vida da pessoa.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Mauricio Vaillant Amarante, Ozinelia Pedroni Batista, Shirley Kempin

Downloads

Não há dados estatísticos.