Representações sociais do Rastreio do câncer de mama por médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família do Município de Colatina ES

Autores

Palavras-chave:

neoplasia de mama, indicadores de serviços, diagnóstico precoce, serviços de saúde, programas de rastreamento

Resumo

Introdução: O câncer é uma condição patológica que possui alta incidência de morbi-mortalidade no mundo e foi responsável, em 2018, por cerca de 9,6 milhões de mortes. A neoplasia de mama é a mais comum (2,09 milhões de casos), juntamente com a de pulmão (com também 2,09 milhões de casos). O objetivo do estudo foi conhecer as representações sociais de enfermeiros e médicos atuantes da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Colatina (ES) quanto aos fatores que influenciem no rastreio do câncer de mama.

Métodos: Estudo descritivo, transversal e de abordagem qualitativa, realizado no segundo semestre de 2019 no município de Colatina, Espírito Santo, Brasil, com médicos e enfermeiros das equipes básicas de Estratégia Saúde da Família (ESF). Os dados foram coletados pela aplicação de um questionário semiestruturado, cujas entrevistas gravadas foram transcritas, seguidas de análise de conteúdo temático. Para a elucidação das evocações, utilizou-se o software IRaMuTeQ versão 0.7 Alpha 2, o qual emergiram os signos apresentados nas falas.

Resultados: Os resultados obtidos através do estudo assimilou-se que as atividades voltadas para o rastreio do câncer de mama são elucidadas de acordo com o público alvo em que elas irão atingir, tendo basicamente como sentido a identificação precoce da doença em pacientes assintomáticos, podendo evitar o desenvolvimento do câncer, proporcionando um melhor prognóstico.

Conclusão: Com o estudo obtiveram-se informações de como é executado o seguimento dessas ações nas unidades básicas de saúde e as principais condutas dos profissionais envolvidos frente a sua identificação.

Biografia do Autor

Cintia de Matos Rocha, Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Colatina, ES

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), Membro efetivo da Liga Acadêmica de Psiquiatria Infantil (LIAPIN) e Liga Acadêmica de Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes (LADOTT), Monitora de Histologia em 2019, Membro efetivo do Grupo de Pesquisa Território, Saúde e Sociedade (GPTSS).

Thainara Aparecida Fernandes, Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Colatina, ES

Bacharela em enfermagem, pelo Centro Universitário do Espirito Santo (UNESC). Residente no primeiro ano do programa de Residência na área da saúde: Enfermagem obstétrica do Centro Universitário do espírito Santo (UNESC).

Adriene de Freitas Moreno Rodrigues, Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Colatina, ES

Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE (2013). Especialista em Saúde Coletiva com ênfase nas Estratégias de Saúde da Família pela EMESCAM (2008). Graduada em Enfermagem pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - EMESCAM (2006). Possui aperfeiçoamento em Dimensões da humanização: filosofia, psicanálise, medicina (360 horas) pela UFES - UAB Sistema de Universidade Aberta do Brasil. Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela UFES -UAB. Epidemiologia e Saúde pública. Participação como Tutora no Curso de Especialização Gestão em Saúde UFES/UAB - 2012/2013 . Curadora e Facilitadora da IV Mostra Nacional de experiências em atenção básica/saúde da família - Ministério da Saúde/ DAB - 2013/2014. Curadora do Prêmio InovaSUS 2015. Curadora na Comunidade de Práticas da Atenção Básica/DAB/ Ministério da Saúde, Brasil. 2015- 2017. Atualmente Professora nos cursos de saúde, Professora e Preceptora na Residência e Pesquisadora do Centro Universitário do Espírito Santo ? UNESC, com projetos financiados pelo UNESC e FAPES - Fundação de amparo à pesquisa e inovação do Espírito Santo. Professora na Residência em Enfermagem Obstétrica, Residência Multiprofissional Terapia Intensiva e Medicina Veterinária. Integrante da COREMU. Professora orientadora no Núcleo Rondon UNESC e Grupo de Pesquisa Território Saúde e Sociedade. Revisora dos Periódicos: Revista Práticas em Extensão (Universidade Estadual do Maranhão) e UNESC em Revista (UNESC-ES). Extensão: Coordenadora do Projeto Rapunzel Universitária. Tem experiência em: Área de Enfermagem com ênfase em Estratégias de Saúde da Família, Saúde da Mulher, Epidemiologia e Políticas Públicas. Área de Medicina de Família. Docência e Preceptoria de Ensino Superior (Graduação, Residência e Pós Graduação em Enfermagem ) e Educação à Distância

Luciano Antonio Rodrigues, Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Colatina, ES

Doutor em Ciências da Saúde - Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC-SC), Mestre em Gestão Integrada do Território - Universidade Vale do Rio do Doce (UNIVALE - MG) (2013). Especialista em MBA: Gestão de Pessoas, ênfase na Psicologia Organizacional (UNESC-ES) (2012). Aperfeiçoamento em Dimensões da humanização: filosofia, psicanálise, medicina pela UFES (2009). Especialista em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem, pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fiocruz (2003). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2002). Atualmente é Docente do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC - campus I - Colatina - ES, atuando na Graduação dos Cursos: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Centro Universitário do Espírito Santo (CEP / UNESC). Docente nas Pós-Graduações: MBA Gestão de Pessoas com ênfase em psicologia organizacional, MBA Gestão Empresarial, Docência de Ensino Superior, Autismo e Ensino Baseado no Método TEACCH® e Residência Enfermagem Obstétrica. Pesquisa: Pesquisador Líder do Grupo de Pesquisa Território Saúde e Sociedade. Participante do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Fisiopatologia Experimental - FISIOPAT - UNESC-SC. Extensão: Coordenador do Núcleo Rondon UNESC (atividades extensionistas e pesquisa no foco do Projeto Rondon - Ministério da Defesa). Membro da International Stress Managent Association (ISMA). Membro do CEPEG - Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do UNESC-ES. Professor Orientador da Liga Interdisciplinar de Saúde Mental (LISM). Revisor dos Periódicos: Revista Brasileira de Terapia Intensiva, Revista Práticas em Extensão (Universidade Estadual do Maranhão) e UNESC em Revista (UNESC-ES). Membro dos Núcleos Docentes Estruturantes Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição do UNESC. Diretor Presidente dos Escoteiros do Brasil - ES. Diretor de Formação de Adultos dos Escoteiros do Brasil - ES. Consultor, Facilitador de Treinamento, Desenvolvimento Profissional e Gerencial pela LR Treinamentos e Desenvolvimento (Sócio Proprietário)

Downloads

Publicado

2020-12-15