Sistema de informação em saúde

avaliação da alimentação de dados e a utilização de informações para o planejamento da assistência em saúde

Autores

Palavras-chave:

Base de Dados, Estatísticas de Saúde, Gestão em Saúde, Saúde Pública, Estratégia Saúde da Família

Resumo

Introdução: Com a evolução das tecnologias de comunicação, foram criados sistemas objetivando reunir informações regionalmente, relacionando problemas de saúde e condições epidemiológicas, e outras informações. Considerando as peculiaridades na área adscrita a cada equipe de Saúde da Família, elaborar planos específicos a cada região é essencial, abarcando no processo de planejamento da assistência informações concretas das databases dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS). O objetivo deste estudo foi avaliar a utilização dos SIS na elaboração de planejamento assistencial das equipes de Estratégia de Saúde da Família do município de Colatina, ES.

Métodos: Tratou-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa, desenvolvido com profissionais das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). A coleta de dados aconteceu no segundo semestre de 2019, compondo o estudo 73 profissionais, sendo 21 auxiliares administrativos, 30 enfermeiros e 22 médicos.

Resultados: Por análise dos dados verificou-se que 61,6% (n=45) realiza planejamento estratégico (PE) e apenas 42,5% (n=31) utiliza dados de SIS na elaboração do mesmo, obtiveram-se também considerações de significância relacionadas à elaboração do PE ao uso de SIS (p=0,001) e a realização de reuniões para discussão da situação sociodemográfica e epidemiológica (p=0,013). Estatisticamente as variáveis de categoria profissional e especialização ao uso de SIS na elaboração do PE teve relevância frente aos dados coletados.

Conclusão: Conclui-se que o processo assistencial na rede de atenção básica teria melhores resultados se houvesse um planejamento estratégico utilizando os SIS. Tais aspectos poderiam ser melhorados com investimento em capacitação dos profissionais envolvidos no planejamento.

Biografia do Autor

Cintia de Matos Rocha, Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Colativa, ES

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), Membro efetivo da Liga Acadêmica de Psiquiatria Infantil (LIAPIN) e Liga Acadêmica de Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes (LADOTT), Monitora de Histologia em 2019, Membro efetivo do Grupo de Pesquisa Território, Saúde e Sociedade (GPTSS).

Carolina Guidone Coutinho, Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Colatina, ES

Técnico em Administração, Discente de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), Monitora de Anatomia Humana do Ciclo básico em 2019/2, Membro efetivo do Grupo de Pesquisa Território, Saúde e Sociedade (GPTSS) e Presidente da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia (LAEM).

Luana Oliveira Brumatti, Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Colatina, ES

Cursando 9º Período de Enfermagem no UNESC - Centro Universitário do Espírito Santo

Luciano Antonio Rodrigues, Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Colatina, ES

Doutor em Ciências da Saúde - Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC-SC), Mestre em Gestão Integrada do Território - Universidade Vale do Rio do Doce (UNIVALE - MG) (2013). Especialista em MBA: Gestão de Pessoas, ênfase na Psicologia Organizacional (UNESC-ES) (2012). Aperfeiçoamento em Dimensões da humanização: filosofia, psicanálise, medicina pela UFES (2009). Especialista em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem, pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fiocruz (2003). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2002). Atualmente é Docente do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC - campus I - Colatina - ES, atuando na Graduação dos Cursos: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Centro Universitário do Espírito Santo (CEP / UNESC). Docente nas Pós-Graduações: MBA Gestão de Pessoas com ênfase em psicologia organizacional, MBA Gestão Empresarial, Docência de Ensino Superior, Autismo e Ensino Baseado no Método TEACCH® e Residência Enfermagem Obstétrica. Pesquisa: Pesquisador Líder do Grupo de Pesquisa Território Saúde e Sociedade. Participante do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Fisiopatologia Experimental - FISIOPAT - UNESC-SC. Extensão: Coordenador do Núcleo Rondon UNESC (atividades extensionistas e pesquisa no foco do Projeto Rondon - Ministério da Defesa). Membro da International Stress Managent Association (ISMA). Membro do CEPEG - Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do UNESC-ES. Professor Orientador da Liga Interdisciplinar de Saúde Mental (LISM). Revisor dos Periódicos: Revista Brasileira de Terapia Intensiva, Revista Práticas em Extensão (Universidade Estadual do Maranhão) e UNESC em Revista (UNESC-ES). Membro dos Núcleos Docentes Estruturantes Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição do UNESC. Diretor Presidente dos Escoteiros do Brasil - ES. Diretor de Formação de Adultos dos Escoteiros do Brasil - ES. Consultor, Facilitador de Treinamento, Desenvolvimento Profissional e Gerencial pela LR Treinamentos e Desenvolvimento (Sócio Proprietário)

Adriene de Freitas Moreno Rodrigues, Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Colativa, ES

Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE (2013). Especialista em Saúde Coletiva com ênfase nas Estratégias de Saúde da Família pela EMESCAM (2008). Graduada em Enfermagem pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - EMESCAM (2006). Possui aperfeiçoamento em Dimensões da humanização: filosofia, psicanálise, medicina (360 horas) pela UFES - UAB Sistema de Universidade Aberta do Brasil. Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela UFES -UAB. Epidemiologia e Saúde pública. Participação como Tutora no Curso de Especialização Gestão em Saúde UFES/UAB - 2012/2013 . Curadora e Facilitadora da IV Mostra Nacional de experiências em atenção básica/saúde da família - Ministério da Saúde/ DAB - 2013/2014. Curadora do Prêmio InovaSUS 2015. Curadora na Comunidade de Práticas da Atenção Básica/DAB/ Ministério da Saúde, Brasil. 2015- 2017. Atualmente Professora nos cursos de saúde, Professora e Preceptora na Residência e Pesquisadora do Centro Universitário do Espírito Santo UNESC, com projetos financiados pelo UNESC e FAPES - Fundação de amparo à pesquisa e inovação do Espírito Santo. Professora na Residência em Enfermagem Obstétrica, Residência Multiprofissional Terapia Intensiva e Medicina Veterinária. Integrante da COREMU. Professora orientadora no Núcleo Rondon UNESC e Grupo de Pesquisa Território Saúde e Sociedade. Revisora dos Periódicos: Revista Práticas em Extensão (Universidade Estadual do Maranhão) e UNESC em Revista (UNESC-ES). Extensão: Coordenadora do Projeto Rapunzel Universitária. Tem experiência em: Área de Enfermagem com ênfase em Estratégias de Saúde da Família, Saúde da Mulher, Epidemiologia e Políticas Públicas. Área de Medicina de Família. Docência e Preceptoria de Ensino Superior (Graduação, Residência e Pós Graduação em Enfermagem ) e Educação à Distância.

Publicado

2020-12-15