Sistema de informação em saúde
Logomarca do Segundo Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade
PDF

Palavras-chave

Base de Dados
Estatísticas de Saúde
Gestão em Saúde
Saúde Pública
Estratégia Saúde da Família

Resumo

Introdução: Com a evolução das tecnologias de comunicação, foram criados sistemas objetivando reunir informações regionalmente, relacionando problemas de saúde e condições epidemiológicas, e outras informações. Considerando as peculiaridades na área adscrita a cada equipe de Saúde da Família, elaborar planos específicos a cada região é essencial, abarcando no processo de planejamento da assistência informações concretas das databases dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS). O objetivo deste estudo foi avaliar a utilização dos SIS na elaboração de planejamento assistencial das equipes de Estratégia de Saúde da Família do município de Colatina, ES.

Métodos: Tratou-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa, desenvolvido com profissionais das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). A coleta de dados aconteceu no segundo semestre de 2019, compondo o estudo 73 profissionais, sendo 21 auxiliares administrativos, 30 enfermeiros e 22 médicos.

Resultados: Por análise dos dados verificou-se que 61,6% (n=45) realiza planejamento estratégico (PE) e apenas 42,5% (n=31) utiliza dados de SIS na elaboração do mesmo, obtiveram-se também considerações de significância relacionadas à elaboração do PE ao uso de SIS (p=0,001) e a realização de reuniões para discussão da situação sociodemográfica e epidemiológica (p=0,013). Estatisticamente as variáveis de categoria profissional e especialização ao uso de SIS na elaboração do PE teve relevância frente aos dados coletados.

Conclusão: Conclui-se que o processo assistencial na rede de atenção básica teria melhores resultados se houvesse um planejamento estratégico utilizando os SIS. Tais aspectos poderiam ser melhorados com investimento em capacitação dos profissionais envolvidos no planejamento.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Cintia de Matos Rocha, Carolina Guidone Coutinho, Luana Oliveira Brumatti, Luciano Antonio Rodrigues, Adriene de Freitas Moreno Rodrigues

Downloads

Não há dados estatísticos.