Equipamentos, materiais, insumos e medicamentos preconizados e existentes para atendimento das urgências e emergências na Atenção Básica de Agudos, SP
Logomarca do Segundo Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade
PDF

Palavras-chave

Atenção Primária à Saúde
Estratégia Saúde da Família
Emergências

Resumo

Introdução: A Atenção Básica (AB) é definida como a principal porta de entrada dos usuários e desse modo é fundamental que todas as unidades estejam estruturalmente preparadas para abordar as situações de urgências e emergências. O objetivo do presente trabalho é avaliar a estrutura disponível das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em relação a equipamentos, materiais, insumos e medicamentos de acordo com a recomendação da literatura.

Métodos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de campo, exploratória acerca do tema urgências e emergência nas UBSs de Agudos, SP. Foram usados dois instrumentos em forma de check list, para a avaliação da estrutura material nas UBSs do município.

Resultados: São preconizados, na literatura, 63 medicamentos e 79 itens para urgência e emergência. Em relação a medicamentos cada unidade apresentou apenas 20% dos fármacos preconizados. A apresentação em comprimidos está disponível em 80% do total preconizado. Já a apresentação em ampolas corresponde a somente 2% do total recomendado. Quanto à classificação farmacológica, o sistema cardiovascular possui o maior número de fármacos, mas existem apenas 33,3% dos itens preconizados. Em relação aos equipamentos, materiais e insumos existem nas unidades, respectivamente, 50%, 47% e 62% dos objetos indicados. Os itens preconizados em maior número pertencem ao sistema cardiovascular, sistema respiratório e apoio diagnóstico, mas existem em média nas seguintes proporções: 42%, 34%, 55% respectivamente.

Conclusão: Em suma, é fundamental que esses resultados sejam discutidos com os gestores municipais para que medidas para melhora da qualidade do atendimento às urgências e emergências na AB sejam aplicadas.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Fábio Mauro Ricciulli, Ana Rosa Vieira Ricciulli, Vlamir Alves da Silva, Elen Rose Lodeiro Castanheira

Downloads

Não há dados estatísticos.