Perfil do tabagista participante do GATT da Região Continental de Vitória
Capa
PDF

Palavras-chave

Programa Nacional de Controle do Tabagismo
Perfil de Saúde

Resumo

Introdução: O tabagismo é responsável por mais de 5 milhões de mortes por ano, além de ser a principal causa de morte evitável no mundo. No Sistema Único de Saúde o tratamento do tabagismo tem sido feito por meio de uma abordagem motivacional e medicamentosa, quando necessário. Em Vitória-ES, essa abordagem tem sido realizada por meio do Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT). O objetivo desse estudo é conhecer o perfil dos participantes do GATT das Unidades Básica de Saúde (UBS) da Região Continental de Vitória.

Métodos: Estudo descritivo quantitativo, sendo a população alvo os usuários das UBS, que participaram das reuniões do GATT no ano de 2015. Os dados foram coletados por meio da verificação das fichas para abordagem e tratamento aos tabagistas.

Resultados: Das 226 fichas analisadas 96 eram sexo masculino e 130 do sexo feminino. A faixa etária prevalente foi de 51 a 61 anos. A maioria dos fumantes possuem segundo grau completo e renda mensal de até 4 salários mínimos. Dos participantes, 89,4% fez pelo menos uma tentativa prévia de cessação do tabagismo. Com relação ao grau de dependência nicotínica, 54% dos fumantes analisados possuem média a muito baixa dependência.

Conclusão: Os resultados desta pesquisa podem contribuir para o conhecimento das características dos participantes do GATT e na detecção de falhas na execução do programa, como o alto índice detectado de preenchimento incompleto das Fichas para Abordagem e Tratamento do Tabagista. Tal fato pode prejudicar no desempenho correto do programa interferindo no sucesso do tratamento.

PDF

Os direitos autorais são mantidos pelos autores, que cedem aos Anais do Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade permissão para publicarem o artigo e identificarem-se como o publicador original.

Downloads

Não há dados estatísticos.