Perfil do tabagista participante do GATT da Região Continental de Vitória

  • Maria Eduarda Rodrigues Santos Faculdade Brasileira Multivix
  • Maria Fiorot Dalla Faculdade Brasileira Multivix
  • Isabela Borgo Marinho Faculdade Brasileira Multivix
  • Karolina Curto Zamilute Faculdade Brasileira Multivix
  • Thaís Regina Dipré Canais Faculdade Brasileira Multivix
Palavras-chave: Programa Nacional de Controle do Tabagismo, Perfil de Saúde

Resumo

Introdução: O tabagismo é responsável por mais de 5 milhões de mortes por ano, além de ser a principal causa de morte evitável no mundo. No Sistema Único de Saúde o tratamento do tabagismo tem sido feito por meio de uma abordagem motivacional e medicamentosa, quando necessário. Em Vitória-ES, essa abordagem tem sido realizada por meio do Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT). O objetivo desse estudo é conhecer o perfil dos participantes do GATT das Unidades Básica de Saúde (UBS) da Região Continental de Vitória.

Métodos: Estudo descritivo quantitativo, sendo a população alvo os usuários das UBS, que participaram das reuniões do GATT no ano de 2015. Os dados foram coletados por meio da verificação das fichas para abordagem e tratamento aos tabagistas.

Resultados: Das 226 fichas analisadas 96 eram sexo masculino e 130 do sexo feminino. A faixa etária prevalente foi de 51 a 61 anos. A maioria dos fumantes possuem segundo grau completo e renda mensal de até 4 salários mínimos. Dos participantes, 89,4% fez pelo menos uma tentativa prévia de cessação do tabagismo. Com relação ao grau de dependência nicotínica, 54% dos fumantes analisados possuem média a muito baixa dependência.

Conclusão: Os resultados desta pesquisa podem contribuir para o conhecimento das características dos participantes do GATT e na detecção de falhas na execução do programa, como o alto índice detectado de preenchimento incompleto das Fichas para Abordagem e Tratamento do Tabagista. Tal fato pode prejudicar no desempenho correto do programa interferindo no sucesso do tratamento.

Publicado
2017-10-02