Abordagem de população com alta vulnerabilidade
Capa
PDF

Palavras-chave

Atenção Primária à Saúde
Vulnerabilidade
Alcoolismo

Resumo

Introdução: A Estratégia de Saúde da Família (ESF) visa a reestruturação da atenção primária e a abordagem de problemas da comunidade. Os estudantes do curso de medicina da Universidade de Vila Velha, a partir do Programa de Interação Serviço Ensino e Comunidade (PISEC), atuam de maneira conjunta com a ESF. O objetivo desse relato de experiência, trata-se da integração da equipe da ESF com os alunos do curso de medicina da UVV, na abordagem de um grupo de dependentes de álcool residentes da comunidade e que não tinham aceso aos cuidados primários.

Métodos: Trata-se de um relato de experiência vivenciado no período de 17 de maio de 2016 a 31 de maio de 2016 na disciplina PISEC na Comunidade de Ulisses Guimarães em Vila Velha, Espirito Santo. A atividade teve início no dia 17/05/2016 com uma reunião com os agentes comunitários de Saúde para definir o perfil do grupo vulnerável, o tipo de intervenção que seria feito, a melhor forma de abordagem e os objetivos do trabalho. Foi priorizado um grupo de dependentes de álcool que residiam na comunidade e que se reuniam em um terreno abandonado próximo a Unidade Básica de Saúde (UBS). No dia 24/05/2016, fomos ao local de encontro desse grupo para realizar o primeiro contato. De uma maneira bastante informal e, principalmente, dando espaço para que eles dividissem suas histórias foi possível ganhar a confiança e marcar um novo encontro na UBS. No dia 31/05/2016 nos encontramos com o grupo na UBS. Nesse encontro, foram realizados os cadastros dessas pessoas no banco de dados da UBS, testes rápidos para sífilis e HIV, entrevista clínica e exame físico. Por fim, houve uma confraternização.

Resultados: Foi possível identificar a existência de problemas de saúde que poderiam ser minimizados pelo cuidado continuado na ESF. Foram identificados portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis (AIDS e Sífilis), Hipertensos e Diabéticos, além de transtornos mentais. O cuidado e acompanhamento com a equipe de saúde de referência foi oportunizado.

Conclusão: Iniciativas de acolhimento e cuidado de uma população vulnerável devem ser priorizadas nos cuidados primários e objetivam assistir uma população que, muitas vezes, é invisível pela sociedade e pelo próprio sistema de saúde. Além disso, projetos de intervenção como este possibilita a formação de futuros profissionais de saúde que sejam capazes de intervir nas reais necessidades das comunidades.

PDF

Os direitos autorais são mantidos pelos autores, que cedem aos Anais do Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade permissão para publicarem o artigo e identificarem-se como o publicador original.

Downloads

Não há dados estatísticos.