Campanha “Cuide da sua Tireoide”
Capa
PDF

Palavras-chave

Glândula Tireoide
Conscientização
Promoção da Saúde

Resumo

Introdução: A participação dos alunos do curso de medicina em atividades extracurriculares se apresenta como uma importante ferramenta para edificar a humanização na saúde, aprimorando a formação do estudante. A Campanha de Conscientização “Cuide da sua Tireoide” objetivou alertar a população sobre aspectos importantes da glândula e suas desordens, sanar dúvidas sobre o assunto, realizar uma triagem de sinais e sintomas em evidência, incentivar a busca por um atendimento especializado de qualidade, bem como diminuir custos de saúde pública através do diagnóstico precoce e melhoria da qualidade de vida.

Métodos: A campanha foi realizada no Campus da Universidade Vila Velha por alunos do curso de Medicina juntamente com o apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Primeiramente, foi realizada a capacitação dos coordenadores e voluntários da campanha a fim de respaldar o aprendizado sobre o tema e, consequentemente, aprimorar as técnicas de abordagem da população foco da ação de maneira eficaz. Em seguida, em grupos de 3 ou 4 estudantes foi realizada uma interação com os circulantes do Campus de forma concisa e clara sobre a tireoide, esclarecimento das dúvidas importantes e a entrega do panfleto informativo.

Resultados: Foram abordadas em torno de 200 pessoas de diferentes faixas etárias e níveis socioeconômicos, entre as quais continham universitários, professores e funcionários. As abordagens foram bem sucedidas, visto que o público-alvo demonstrava interesse ao tema. Além disso, foi notada uma ampla adesão por parte dos ouvintes, que se interessaram em saber mais sobre esse assunto tão importante e prevalente.

Conclusão: Foi percebida, pelos participantes da ação, a enorme importância da prevenção para se alcançar um diagnóstico precoce e reduzir os gastos públicos com tratamento de doenças. Espera-se também, que tenha alcançado não apenas os sujeitos abordados, como também amigos e familiares através da multiplicação de ideias. Além disso, consistiu em uma importante oportunidade de aprendizado dos alunos sobre o assunto abordado, bem como o desenvolvimento de habilidades inter-relacionais, tão importantes para a prática profissional futura destes estudantes.

PDF

Os direitos autorais são mantidos pelos autores, que cedem aos Anais do Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade permissão para publicarem o artigo e identificarem-se como o publicador original.

Downloads

Não há dados estatísticos.