Pré-Natal Humanizado

  • Daniele Dias Louzada Castelo
Palavras-chave: Cuidado Pré-Natal, Humanização da Assistência

Resumo

Introdução: O Enfermeiro é profissional de saúde mais acessível a população e para melhorar a assistência e ampliar acesso, o pré natal de baixo risco na rede básica é realizado pelo enfermeiro. A gestação é um processo fisiológico que geralmente transcorre sem complicações assim as mulheres são classificadas como gestantes de baixo risco. Objetivo: Relatar experiência do cuidado de enfermagem durante pré natal.

Métodos: Trata-se de relato de experiência 2015 a 2017, através da assistência de enfermagem as gestantes em consultas mensais que tem início com diagnóstico de gravidez, primeira consulta para cadastro no SISPRENATAL preenchimento e entrega do cartão da gestante, classificação de risco, testes rápidos para: HIV, Sífilis e Hepatites B e C, iniciar a suplementação de sulfato ferroso e ácido fólico, orientações quanto ao uso de repelente e preservativo, avaliação do cartão de vacina, solicitação dos exames laboratoriais preconizados pelo MS, reuniões de grupos de gestante que são por trimestre onde recebem orientação sobre saúde bucal, alimentação, cuidados gerais, amamentação, sinais e trabalho de parto, cuidados com o recém-nascido, agendamento visita a maternidade, nas consultas e reuniões é permitido a presença de acompanhante.

Resultados: Aumento 83% adesão a 6 ou mais consultas e aumento de 73% na captação até 12 ª semana, promoção e aumento aleitamento materno até o 6°mês, redução de doenças de transmissão vertical, adesão atividades educativas.

Conclusão: As experiências vividas são importantes para toda equipe e comunidade, e também para as mães que percebem o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho. A consulta é um momento especial pois também fortalece o vínculo entre o profissional e a gestante transmitindo nesse momento o apoio e confiança necessários para que ela se fortaleça e possa conduzir com mais autonomia a gestação e parto. Oferece atendimento de qualidade às gestantes e recém-nascidos, e promove ações intersetoriais de promoção da saúde, aleitamento materno e humanização.

Biografia do Autor

Daniele Dias Louzada, Castelo

Enfermeira da Família e Comunidade. Especialista em Atenção Primária a Saúde.Pós Graduanda em Epdemiologia. Atuando como Referência Técnica Municipal em Saúde da Mulher em Castelo-ES.

Publicado
2017-10-02