O avanço da teleconsultoria assíncrona na Unidade Telesaúde ES

  • Scheyla Fraga Ferreira Rauta Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes
  • Francisco de Souza Silva Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes
  • Flávia Thereza Decottignies de Barros Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes
  • Maria Zilma Rios Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes
  • Carmen Barreira- Nielsen Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes
Palavras-chave: Telemedicina, Educação Continuada, Referência e Consulta

Resumo

Introdução: Apesar dos avanços observados no Sistema Único de Saúde (SUS), a qualificação da assistência na Atenção Primária à Saúde (APS) ainda aparece como um grande desafio. Fato que pode ser atribuído às desigualdades de acesso às informações vividas pelos profissionais em diversas regiões do país. Nesse contexto o Telessaúde Brasil Redes surge em 2011 como uma possibilidade de enfrentamento desse desafio, pois tem como objetivo ampliar a resolutividade da Atenção Básica e promover sua integração com o conjunto da Rede de Atenção à Saúde, utilizando-se de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), para atividades à distância. Um dos serviços disponibilizados pelo Telessaúde é a teleconsultoria, definida como uma consultoria registrada, realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área de saúde, por meio de TIC, que tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e processo de trabalho, podendo ser em tempo real (síncrona) ou em ambiente off-line (assíncronas). Este trabalho tem como objetivo apresentar o avanço da teleconsultoria assíncrona, disponibilizada pelo Núcleo de Telessaúde do ES aos profissionais da APS.

Métodos: Foi realizado um levantamento retrospectivo de teleconsultorias assíncronas enviadas a Unidade de Telessaúde HUCAM/UFES por meio da plataforma do sistema SALUS, no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2016.

Resultados: Os dados a seguir correspondem ao número de teleconsultorias realizada nos respectivos anos: 2013: 201; 2014: 798; 2015: 1017; 2016: 1688.

Conclusão: A expansão do telessaúde com oferta de teleconsultoria representou uma nova possibilidade, aos profissionais de saúde refletindo diretamente no aumento do número de solicitações ao longo desses anos.

Publicado
2017-10-02