Grupo de controle ao tabagismo na UBS São Pedro - Colatina, ES
Capa
PDF

Palavras-chave

Programa Nacional de Controle do Tabagismo
Atenção Primária à Saúde

Resumo

Introdução: O tabagismo é considerado um problema de saúde pública devido à alta prevalência de fumantes e da mortalidade decorrente das doenças relacionadas ao tabaco. Nas últimas décadas, o percentual de adultos fumantes no Brasil vem diminuindo de forma expressiva, em razão das inúmeras ações desenvolvidas pela Política Nacional de Controle do Tabaco.

Métodos: O programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, realizando atividades de atenção à saúde para promover a cessação do uso do tabaco. Foi iniciado em Junho de 2016, o programa de incentivo à cessação do tabagismo na estratégia de saúde da família (ESF) do bairro São Pedro.  Os participantes do programa foram divididos em dois grupos. Cada grupo era composto por aproximadamente 15 participantes.

Resultados: Taxa de sucesso de 15% no primeiro grupo e de 35% no segundo grupo de tabagismo.

Conclusão: O programa atingiu a taxa de sucesso esperada de acordo com a literatura e continuará a acontecer, auxiliando, conscientizando e incentivando o indivíduo a abandonar um hábito extremamente deletério para a saúde. 

PDF

Os direitos autorais são mantidos pelos autores, que cedem aos Anais do Congresso Capixaba de Medicina de Família e Comunidade permissão para publicarem o artigo e identificarem-se como o publicador original.

Downloads

Não há dados estatísticos.